Em
continuidade aos estudos iniciados neste ano de 2014, foi realizada a segunda
etapa de estudos em deficiência intelectual para todos os professores de AEE. O
evento aconteceu no dia 18 de setembro, no auditório da EEEFM “Quintiliano de
Azevedo”, no horário de 08:30 às 17:30 horas.
Divididos
em pequenos grupos, os professores tiveram a oportunidade de socializarem os Estudos
de Caso realizados com seus alunos e, em seguida, apresentaram as intervenções necessárias para
a melhoria da aprendizagem do aluno da educação especial.
Dentre
os pontos positivos observados
durante a elaboração dos Estudos de Caso, os professores destacaram:
·
Maior
interação com a família e os professores do ensino regular;
·
Envolvimento
do Diretor e do Pedagogo;
·
Conhecimento
mais profundo da deficiência do aluno, apontando para suas limitações e
possibilidades, com foco na reelaboração do planejamento pedagógico individual.
Foram
pontuados alguns desafios que
mereceram destaque dos grupos de trabalho:
·
Dificuldade
de aceitação do filho deficiente, por algumas famílias;
·
Salas
de aula muito cheias e rotatividade de
professores;
·
Falta
de currículo adaptado ao aluno da educação especial;
·
Pouco
vínculo afetivo.
Na
opinião dos educadores, o encontro foi muito importante, pois permitiu a troca
de experiências entre os colegas de outras escolas/municípios.
A
previsão da equipe da SER Cachoeiro é realizar um terceiro e último encontro
ainda este ano de 2014, com foco para o Planejamento 2015.
Equipe
da Educação Especial / SRE
Irilda Môro Ferreira Leitão
e Maria Julia de Medeiros
Mangaravite
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